16/06/2026

Entenda como funciona a dor do trabalho de parto

Quando falamos sobre trabalho de parto, uma das primeiras preocupações que surgem é a dor. Muitas gestantes chegam ao pré-natal com dúvidas e receios sobre como irão lidar com as contrações e o trabalho de parto.

Mas existe algo que quase ninguém explica: a dor do parto é diferente da dor que sentimos quando estamos doentes ou machucadas. Compreender essa diferença pode transformar a forma como você enxerga o nascimento.

O parto é um evento fisiológico, social e cultural 

O parto é um evento fisiológico, que faz parte da capacidade natural do corpo feminino de gestar e dar à luz. No entanto, embora aconteça de forma semelhante do ponto de vista biológico, ele é vivido de maneiras diferentes por cada mulher. Isso acontece porque o parto também é uma construção social e cultural, influenciado pelas crenças, experiências familiares, histórias compartilhadas e pela forma como a sociedade fala sobre o nascimento. 

Por ser um evento permeado por valores e significados construídos ao longo do tempo, a maneira como a mulher percebe o trabalho de parto também é influenciada pelo contexto em que vive. Entre todos os aspectos que cercam esse momento, a dor costuma ser uma das maiores preocupações. 

A dor do parto é diferente de outras dores

Ao falar sobre trabalho de parto, uma das principais coisas que ouvimos é sobre o medo de sentir a dor. Mas existe algo que quase ninguém explica às gestantes: a dor do parto é diferente da dor que sentimos quando estamos doentes, machucadas ou lesionadas. E entender essa diferença pode transformar completamente a forma como você enxerga o nascimento.

No passado, muitas mulheres chegavam à maternidade sem conhecer o ambiente, sem saber quem seriam os profissionais responsáveis pelo atendimento e sem informações sobre o que aconteceria durante o parto. Frequentemente, permaneciam restritas ao leito, sem liberdade para se movimentar, alimentar-se ou contar com a presença contínua de uma pessoa de confiança. E diante deste cenário de medo, insegurança e solidão intensificava significativamente a sensação de dor.

É importante diferenciar dor e sofrimento. A dor corresponde a um conjunto de fenômenos sensíveis desencadeados pelo processo fisiológico do parto. Já o sofrimento é a representação emocional dessa experiência, sendo influenciado por fatores psicológicos, sociais e ambientais. 

A nossa cultura associa a dor do parto ao sofrimento, fazendo com que muitas mulheres enxerguem esse momento apenas sob uma perspectiva negativa. Entretanto, a dor do trabalho de parto possui uma função fisiológica importante e faz parte do processo de nascimento. Isso não significa que a dor seja fácil ou que toda mulher precisa suportá-la sem ajuda. Significa apenas que ela possui uma função específica: o nascimento.

Cada mulher sente a dor de uma forma diferente 

Não existe uma forma capaz de medir exatamente como cada mulher irá vivenciar o trabalho de parto. Para algumas mulheres vai ser muito mais intenso que para outras, porque a dor vai depender de fatores emocionais, culturais, ambientais e pelo suporte recebido durante todo o processo. Por isso, comparar experiências costuma gerar mais insegurança do que informação.

Fatores que podem influenciar a percepção da dor incluem:

  • Medo e ansiedade;
  • Experiências anteriores;
  • Ambiente em que o parto acontece;
  • Apoio emocional recebido;
  • Presença de acompanhante;
  • Técnicas utilizadas para alívio da dor.

O medo pode aumentar a dor

Existe um ciclo muito conhecido na obstetrícia: medo, tensão e dor. Quando a mulher está assustada e insegura, o organismo libera hormônios relacionados ao estresse, como cortisol e catecolaminas, que podem provocar maior tensão muscular, intensificando a percepção dolorosa das contrações e retardando o trabalho de parto. 

Por outro lado, quando a gestante se sente segura, acolhida e bem orientada, seu organismo tende a produzir mais ocitocina e endorfinas, hormônios que favorecem a evolução do trabalho de parto e ajudam no enfrentamento da própria dor. 

A dor é o gatilho para o desencadeamento de uma cascata de hormônios participantes do processo fisiológico do parto, acontece porque há um intenso trabalho muscular sendo realizado. O útero promove contrações rítmicas que auxiliam na dilatação do colo uterino e na descida do bebê pelo canal de parto. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncio

There are no posts on the list.
Entenda como funciona a dor do trabalho de parto
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao utilizar este site, você concorda com a nossa Politíca de Privacidade.
Ver mais